o recolhimento feminino de santa teresa de itaipu

Organizado a partir das comunicações das mesas redondas realizadas durante a Primavera de Museus, no MAI/MUSAI em setembro de 2011, o presente livro traz contribuições importantes sobre representações e relações de gênero, a partir de variadas e muito diversas perspectivas. Os textos que aqui se encontram foram apresentados de forma oral durante aquele evento, e são disponibilizados agora para que um público maior tenha acesso àquelas discussões.

Os organizadores do livro decidiram manter a separação dos textos segundo a divisão mesma das mesas redondas em que foram apresentados. Assim, temos a primeira parte, intitulada “Religiosidade e representações do feminino em perspectiva histórica”, e a segunda, intitulada “Entre história, antropologia e literatura: estudos de gênero no Brasil”.

Caderno Socioambiental Ano I | 2013 | Número 1 | Niterói (Acesse aqui)

O Recolhimento feminino de Santa Teresa de Itaipu, Niterói-RJ (1764-1815)

Coordenado pela arqueóloga Lucia Zanatta Brito, e desenvolvido no programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional/UFRJ como Mestrado Acadêmico, o objetivo principal desse trabalho consiste em analisar a paisagem social vinculada ao Recolhimento feminino de Santa Teresa de Itaipu, que é datado de 1764, tendo sua ocupação efetiva documentada até o início do século XIX.

A pesquisa foi dividida em três etapas principais: o levantamento sistemático das estruturas do antigo Recolhimento (março de 2022); a escavação arqueológica na área interna do Museu de Arqueologia de Itaipu (entre maio e junho de 2022); e a etapa de laboratório – curadoria e análise das peças arqueológicas (julho de 2022 até fevereiro de 2023. (Acesse aqui para mais informações)