Espaço, gênero e controle social

O Recolhimento feminino de Santa Teresa de Itaipu, Niterói-RJ (1764-1815)

Coordenado pela arqueóloga Lucia Zanatta Brito, e desenvolvido no programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional/UFRJ como Mestrado Acadêmico, o objetivo principal desse trabalho consiste em analisar a paisagem social vinculada ao Recolhimento feminino de Santa Teresa de Itaipu, que é datado de 1764, tendo sua ocupação efetiva documentada até o início do século XIX. A pesquisa foi dividida em três etapas principais: o levantamento sistemático das estruturas do antigo Recolhimento (março de 2022); a escavação arqueológica na área interna do Museu de Arqueologia de Itaipu (entre maio e junho de 2022); e a etapa de laboratório – curadoria e análise das peças arqueológicas (julho de 2022 até fevereiro de 2023.

Essa pesquisa viabilizará novas narrativas expográficas e projetos educativos do MAI ligados ao gênero e à mulher, enriquecendo tanto o acervo do Museu com os artefatos históricos escavados, quanto às ações desenvolvidas pelo Museu de Arqueologia de Itaipu.

Previsão de conclusão: Março de 2024.