pesquisas arqueológicas

Recadastramento dos sítios
Sambaqui de Camboinhas e Duna Pequena

Coordenado pela arqueóloga e educadora da equipe de Setor Educativo do MAI, Michelle Mayumi Tizuka, em parceria com o Prof. Dr. Anderson Marques Garcia (do Núcleo de Pesquisas Arqueológicas Indígenas – NuPai/UERJ), este projeto de pesquisa arqueológica busca a realização do recadastramento dos Sítios Arqueológicos Duna Pequena e Camboinhas que constam no Cadastro Nacional dos Sítios Arqueológicos – CNSA, cujos registros apresentavam problemas ou imprecisões em relação às suas coordenadas geográficas. Estão sendo realizadas pesquisas documental, bibliográfica e in loco de forma a dirimir tais incorreções.

Diversas pesquisadoras e pesquisadores fazem parte da equipe, como a Prof. Dra. Maria Dulce Gaspar (Museu Nacional), Profa. Dra. Daniela Leles (UFF), Profa. Dra. Sheila Mendonça (Fiocruz), Profa. Dra. Camila Cupello (UERJ), Carlos Jamel (Novaterra Soluções em Geoprocessamento), Alberto Barcellos, Inês Accioly (Coletivo Arte em Rede da Região Oceânica) e Douglas Junqueira Lopes (imagens aéreas).

Assista ao nosso documentário através da Playlist (3 partes)!

Os trabalhos de campo foram realizados em 2022 e 2023 e encontram-se concluídos com as devidas autorizações de pesquisa do IPHAN e INEA. No momento atual, trabalhos de curadoria e análise dos materiais coletados estão sendo realizados tanto no MAI quanto na UERJ e uma recém parceria com a Profa. Dra. Kita Maccario (LAC/UFF) está em andamento para novas datações radiocarbônicas. Também solicitamos renovação de pesquisa junto ao PESET e em breve novas atualizações também sobre os levantamentos de campo que estão em andamento!

Cinco placas de sinalização dos sítios arqueológicos nos moldes do IPHAN já foram instaladas nos locais e monitoramentos arqueológicos estão sendo realizados desde 2023, com vistorias superficiais em ambos os locais.