Inventário Participativo de Pessoas e Memórias: 2ª Etapa

Nesta Segunda Etapa, o objetivo foi identificar e registrar as pessoas, lugares, paisagens e memórias relacionadas com a comunidade pesqueira de Itaipu, presentes em nossa coleção “Ruy Lopes”, que integra o acervo do MAI e reúne fotografias das décadas de 60, 70, 80 e 90 do século XX em Itaipu.

O inventário participativo é um instrumento de identificação, registro e preservação do patrimônio cultural. Seu objetivo é reconhecer os valores atribuídos aos patrimônios locais e construir, de forma horizontal e participativa, ferramentas de salvaguarda destas referências. O Inventário Participativo de Pessoas e Memórias é uma ação realizada entre o Museu de Arqueologia de Itaipu e a comunidade do seu entorno. Esta ação teve início em abril de 2017, registrando à época 40 histórias de vida a partir das entrevistas realizadas com moradores de Itaipu e demais participantes indicados pela comunidade.

Através deste Inventário, procuramos escutar e registrar as memórias, histórias e conhecimentos das pessoas que vivem nesse território, de maneira a contribuir e apoiar ações que legitimem e preservem o patrimônio histórico e cultural local.

Assista!

Realização: