Paleoparasitologia
Dos parasitos do passado ao presente, valorizando a pré-história de Niterói, divulgando a Ciência nas escolas e capacitando professores
Coordenado pela Professora Associada da Universidade Federal Fluminense Daniela Leles e aprovado no edital Programa de Desenvolvimento de Projeto Aplicados – PDPA, o projeto prevê a análises paleoparasitológicas e complementares de materiais de coleções biológicas e de Museus, dentre eles parte do acervo que está depositado no MAI-Museu de Arqueologia de Itaipu.
Busca-se valorizar a coleção pesquisando e fornecendo informações científicas que poderão contribuir para sua contextualização arqueológica e preservação da região oceânica de Niterói. Por meio desse projeto, algumas ações educativas estão sendo desenvolvidas como reprodução em impressora 3D de acervo do MAI, livros paradidáticos infantis, animações, jogos, entre outros. Todo o material físico será distribuído para todas as escolas públicas municipais de Niterói, mas o acervo digital já se encontra em acesso aberto.
No link abaixo é possível baixar o material suplementar (materiais educativos) gratuitos para educação básica sobre a região oceânica de Niterói e sua importância enquanto patrimônio, arqueológico histórico e ambiental.
O material físico será doado a todas as escolas municipais de Niterói, junto a um curso de formação de professores. O material digital está em acesso aberto. Outros materiais sobre ciências que dão vida ao passado e diálogos com temas atuais como educação em saúde e ambiental já finalizados também serão doados, e outros materiais educativos estão em andamento. Esclarecimentos sobre o uso dos materiais e explicações adicionais podem ser obtidos com a coordenadora do projeto Daniela Leles (dleles@id.uff.br).

