Projeto conexões
O Projeto Conexões é um projeto educativo desenvolvido pelo Museu de Arqueologia de Itaipu em parceria com escolas e instituições culturais de Niterói e outras regiões do Brasil.
Com os objetivos de conectar estudantes e educadores de diferentes cidades e estados para conhecer, difundir o trabalho do MAI e compartilhar impressões sobre os museus e realidades de suas regiões, o MAI promoveu, no ano de 2024, o encontro entre crianças de Niterói – RJ e Santarém – PA.

Alunos e professores da Escola SEIHB na Frente do Centro Cultural João Fona, em Santarém – PA
O Projeto Conexões Niteroi-Santarém, como o chamamos, se materializou através das seguintes etapas:
Etapa 1 – Um representante do Museu apresentou o Projeto em cada uma das duas escolas parceiras e convidou os alunos a participar. Nas semanas seguintes as professoras e os alunos se prepararam para a visita ao museu de sua cidade.
Etapa 2 – Cada escola visitou o museu de sua localidade, coletando dados e fazendo registros para depois compartilhar suas impressões com os alunos da outra cidade, com a mesma faixa etária.
Etapa 3 – As professoras trabalharam com os alunos em sala de aula a partir do material coletado, produzindo e organizando coletivamente o que seria enviado a outra escola.
Etapa 4 – Nesta etapa foi feito o envio do material produzido à escola parceira. Com o recebimento e conhecimento desse material, as turmas aprenderam sobre o outro museu e a outra cidade, a partir do que vivenciaram e aprenderam os estudantes da outra região.
Etapa 5 – As turmas trabalharam em sala de aula com o material recebido, produzindo textos e reflexões, e assim se prepararam para a reunião final.
Etapa 6 – O projeto foi finalizado em uma Reunião Online com alunos e educadores onde as crianças finalmente puderam se ver em tempo real e compartilhar suas experiências com o processo.

Apresentação do projeto na Escola SEIHB (Santarém/PA)

Visita ao Museu de Arqueologia de Itaipu (Niterói/RJ)

Caixa com cartas, desenhos e lembranças confeccionada pelos estudantes de Niterói e enviada pelo correio aos estudantes de Santarém.