programa de educação socioambiental (pesa)
O PESA (Programa de Educação Socioambiental) é resultado de parcerias que o MAI estabeleceu desde 2010 com o PESET (Parque Estadual da Serra da Tiririca), com Fundação Municipal de Educação de Niterói, por meio da Escola Municipal Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, e com o GEIA (Grupo de Estudos Interdisciplinares do Ambiente da UERJ-FFP). É um programa por qual todas as turmas de quinto ano do Ensino Fundamental da escola parceira participam. O PESA visa abordar junto aos alunos a problemática referente às questões das comunidades tradicionais da região, assim como analisar as agressões e parcas ações de conservação dos biomas costeiros de Itaipu. O programa é dividido em etapas que são assim desenvolvidas:
Etapa 1
Impressões iniciais
A primeira etapa se configura como uma preparação para a realização das atividades durante o ano letivo. O encontro acontece em sala de aula e realizam-se uma pesquisa sobre a percepção de meio ambiente dos alunos participantes do programa, por meio de mapas mentais, e uma pequena exposição fotográfica com imagens dos anos anteriores do programa;
Etapa 2
Observando os ecossistemas em que vivemos
Nesta etapa, os alunos aprendem a manusear bússolas, mapas, e outros instrumentos cartográficos, além de participarem de uma trilha interpretativa ao Morro das Andorinhas que é dividida em diferentes pontos nos quais são abordadas questões ambientais, sociais e históricas.
Etapa 3
Preservando a tradição
Em um primeiro momento desta etapa, os alunos são estimulados, dentro da sala de aula, a produzirem perguntas aos moradores da Comunidade tradicional do Morro das Andorinhas, tendo em vista suas peculiaridades características.
Este ano de 2024 também será apresentado como será o funcionamento do Viveiro da Restinga, a ser desenvolvido com os alunos no MAI durante todo o ano, valorizando o ecossistema de restinga e a sua importância para o território de Itaipu.
Etapa 4
Reconstruindo o passado e planejando o futuro
Em um primeiro momento, os alunos ao chegarem no MAI realizam as entrevistas com representantes da comunidade tradicional do Morro das Andorinhas e aprendem a registrar as informações coletadas.
Em seguida, aprendem sobre o plantio de mudas de restinga, mas iniciando com o plantio de sementes típicas da região, como Aroeira, Araçá e Ipê.
Etapa 5
Conhecendo os biomas costeiros
O objetivo dessa Etapa é proporcionar aos alunos uma percepção sobre os diferentes biomas da região de Itaipu. Para tal, realizam-se visitas mediadas à praia, restinga, lagoa e ao manguezal da região, além de conhecer também um pouco da biodiversidade marinha local.
Por fim, são estimulados a monitorar o viveiro, realizando uma nova rega e verificando a fase de crescimento das sementes plantadas.
Etapa 6
Fala Peixe!
Esta etapa proporciona aos alunos contato com os agentes sociais envolvidos diretamente nas atividades pesqueiras realizadas na e pela Comunidade de Pescadores e Pescadoras de Itaipu, além de conhecerem diferentes espécies de peixes, crustáceos e as artes de pesca tradicionais existentes até hoje.
Etapa 7
O papel do MAI na história da região oceânica
Nessa etapa, os participantes realizam a visita mediada no MAI. Recebem informações sobre o seu histórico, sua importância em âmbito regional e sua posição no contexto social local. O maior objetivo dessa etapa é estreitar o contato dos alunos com o museu e os testemunhos da história dos povos que habitaram a região, conforme abordado em todas as etapas anteriores, em particular os que ocupavam o entorno do antigo Recolhimento de Mulheres (Atual MAI). Também haverá um momento de plantio na restinga!
Etapa 8
Encerramento
Etapa destinada à apresentação dos resultados do programa para as instituições envolvidas (Escola Municipal Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, GEIA – UERJ/FFP (Grupo de Estudos Interdisciplinares do Ambiente) e MAI), além de ser um momento de confraternização na praia entre alunos e professores envolvidos nas atividades.
Acesse a publicação que visa destacar e valorizar a riqueza histórica, cultural e ambiental da região no entorno da Serra da Tiririca, de acordo com as propostas de Educação Ambiental para formação de uma postura crítica e cidadã, produto da parceria entre o MAI e o Grupo de Estudos Interdisciplinares do Ambiente (GEIA) da UERJ. Uma das ramificações desse trabalho resultou na produção desse material didático,
com verbas aprovadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), publicado em 2013. Para acessar o livro, clique na imagem abaixo!