Inauguração da exposição “Herança da Terra”.


Em maio, por meio de parceria realizada entre o Museu de Arqueologia de Itaipu e a Prefeitura de Niterói, foi inaugurada no MAI a exposição “Herança da Terra”. Esta exposição é resultado das pesquisas arqueológicas realizadas em decorrência das obras da construção da Transoceânica (via com 9,3 quilômetros de extensão e 13 estações que se estende por 12 bairros e liga a Região Oceânica à Zona Sul de Niterói através do túnel Charitas-Cafubá).

A exposição traz por meio de banners e artefatos encontrados na região um apanhado de informações relativas à arqueologia e sítios arqueológicos importantes no Brasil. Além disso, traz, também, informações sobre os ceramistas da Amazônia, as pinturas rupestres de diversos locais do país, assim como informações sobre o processo de ocupação humana na região no período pré e pós-colonial.

Além da exposição “Herança da Terra”, o visitante que vier ao MAI também poderá conhecer a exposição de longa duração “Percursos do Tempo – Revelando Itaipu” que informa sobre as principais temáticas nas quais o trabalho do MAI se debruça, que são as questões arqueológicas da região, o histórico do Recolhimento de Santa Teresa e a presença das comunidades tradicionais da Região Oceânica.

Categoria: - Comments: Comentários desativados em Inauguração da exposição “Herança da Terra”.